segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Biografia Gamer#5-Street Fighter




Fala ae pessoal , bem como vcs já devem ter visto no título do post , estou trazendo mas um Biografia Gamer , agora  é sobre a fantástica franquia Street Fighter, então vamos lá. Bem , o primeiro Street Fighter surgiu nos arcades japoneses em 1987 e foi criado pela Capcom , que ao ver o sucesso de alguns games de luta da época , como Karate Champ , Ye Ar Kung Fu , dentre outros , fez com que a Capcom lançasse seu próprio jogo , e que tivesse  algunas caracteristicas de cada um desse games , e dai nasceu Street Fighter.


                                                                   
SF1
 Bem , o primeiro Street Fighter era bem mais simples do que agente esta acustamado hoje em dia , mas seu conceito era praticamente o mesmo , um torneio de artes marciais onde diversos lutadores do mundo inteiro competem entre si , e cada um dominando uma arte marcial diferente. No jogo você controlava Ryu , que é um karateka que viajava pelo mundo enfrentando os dois melhores lutadores de cada país,e sempre procurando por oponentes mais fortes até encontrar o campeão tailandês Sagat. Como podemos ver, muda o chefão, mas o enredo se repete até hoje. O jogo contia doze personagens , e nenhum deles tinham história , que são eles : 

Retsu, Geki (Japão)
Joe, Mike (EUA),
Lee, Gen (China),
Eagle, Birdie (Inglaterra)
Adon, Sagat (Tailândia)
Ryu e Ken

   
  
Bem , mais a estreia da franquia estava longe de ser um  grande sucesso. Para entender o fracasso do primeiro jogo, precisamos lembrar que a indústria era bem diferente em 1987. Nesta época já havia games de luta, mas a maioria era de progressão lateral cooperativa, como no clássico  Double Dragon . Competir no fliperama era basicamente sinônimo de escolher um game e batalhar pela pontuação mais alta, com os jogadores se alternando no controle.
A disputa mano a mano entre dois jogadores, grande inovação do primeiro Street, colocava o segundo player no comando do americano Ken, idêntico a Ryu, mas com outra paleta de cores. A novidade causou curiosidade, mas esbarrou em um defeito terrível para qualquer jogo de luta: a jogabilidade. Os comandos eram bastante complexos se comparados aos títulos de luta da época (como Yie Ar Kung Fu, por exemplo). Para piorar, os personagens andavam saltitando e os controles respondiam mal, o que comprometeu o sistema de execução de golpes baseado na combinação de movimentos com o joystick + algum botão de ataque: executar um simples hadouken era mais uma questão de persistência do que habilidade.  

E por todos estes fatores, o game não chegou a impressionar, fazendo com que o jogo ficasse praticamente restrito ao oriente. Mas a Capcom reconheceu o potencial dos seus personagens e voltou à prancheta, esboçando o game seguinte – e este sim iria revolucionar a indústria , e continuaria essa lendaria franquia de games de luta. 



Curiosidades :                 



http://www.geeknisses.com.br/wp-content/uploads/2012/08/sfiv.jpgRyu morre de medo de aranhas.


Em um dos DLCs de Asura Wrath, Ryu é o oponente de Asura.

Um dos nomes sugeridos para Blanka foi “Hammer Blanka”


O pai de Dan, Go Hibiki, foi quem arrancou o olho direito de Sagat. O lutador de Muay Thay, então, em fúria, acabou matando ele.

O nome completo de Ken é Kenneth Masters. 

Originalmente o primeiro jogo da série Final Fight se chamaria Street Fighter ’89, mas devido à drástica mudança na jogabilidade o nome foi alterado.

  Street Fighter 2, criaram vários personagens novos, entre eles um General que comandava a Shandaloo, Vega, um espanhol mascarado de garras, Balrog, e um lutador de boxe baseado no Mike Tyson, chamado M. Bison.
Quando o jogo chegou nos Estados Unidos, com medo de Mike Tyson processar a Capcom, resolveram misturar tudo e mudaram o nome do General pra M. Bison, o nome do espanhol pra Vega e o nome do lutador pra Balrog. Até hoje os jogos lançados com esses personagens, como Street Fighter IV, tem essa confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário